Apartamentos compactos para quem busca praticidade e conforto
29/09/2020 - Tendências
Sempre com boa localização, modelo de moradia tipo studio atrai jovens, idosos e investidores
Proeng/Divulgação
O crescimento populacional e a rotina cada vez mais corrida exigiram do mercado imobiliário novos projetos e uma nova maneira de pensar. Os apartamentos tipo studio tornaram-se alternativas financeiramente acessíveis e aconchegantes para quem busca qualidade de vida e mais praticidade no dia a dia.
Esse modelo de moradia surgiu nos Estados Unidos e foi adotado por muitos países ao longo dos anos. Com a mudança de comportamento e o estilo de vida, a busca por estes apartamentos vem crescendo cada vez mais entre os brasileiros, principalmente nas grandes cidades. Os studios têm como objetivo trazer mais praticidade aos moradores sem abrir mão do conforto.
Diferente dos lofts, o apartamento studio é mais compacto, possuindo de 35 a 45 metros quadrados, com cômodos integrados. De acordo com a arquiteta do Grupo Proeng, Vanessa Batista, outro grande diferencial é a localização. “Geralmente, estão em áreas estratégicas das grandes cidades, nas quais há boa infraestrutura de lazer, serviços e mobilidade urbana. Os edifícios que abrigam imóveis deste tipo costumam oferecer algumas facilidades aos moradores, com espaços de uso compartilhado, como coworking, convenience service, lavanderia e outros ambientes”, acrescenta.
Moradores do Vitória Shore Proeng Home, em Jardim da Penha, em Vitória, contam com espaços compartilhados, como uma área de coworking — Foto: Proeng/Divulgação
Segundo Vanessa, por conta do espaço reduzido, é preciso pensar muito bem nos móveis e na decoração. “Pequenos detalhes na decoração podem fazer a diferença e, inclusive, dar a impressão de que o apartamento se pareça maior. A utilização de espelhos, tintas claras e o aproveitamento da luz natural são algumas dicas que ajudam a expandir o espaço visualmente. O tamanho correto e a disposição dos móveis também podem contribuir para deixar o ambiente mais organizado e com espaços livres de circulação”.
Liberdade, comodidade e investimento
Os imóveis compactos, além dos espaços bem planejados para o conforto e a praticidade do dia a dia, estão entre os mais procurados por conta do custo-benefício. A busca por estas unidades residenciais apresentaram alta nos últimos anos, trazendo uma nova perspectiva dos consumidores atuais, que desejam liberdade, comodidade e valores reduzidos.
Segundo a gerente comercial da Proeng, Simone Mozine, os studios são muito procurados por pessoas solteiras que desejam sair da casa dos pais, que moram de aluguel ou recém-casados. “O apartamento studio ou de um quarto tem atraído a atenção dos jovens que ainda vivem com os pais ou dividem o aluguel com amigos e que têm o desejo de comprar o primeiro apartamento. Os recém-casados, ainda sem filhos ou com um pet, também estão na busca por um espaço mais bem aproveitado. Além disso, as unidades também são bem avaliadas pelo público investidor, que busca no imóvel uma rentabilidade de locação.”
Devido à boa localização, à praticidade e aos diferenciais do empreendimento, os imóveis se tornaram uma excelente opção para pessoas idosas, que já formaram e casaram os filhos e agora sonham em ter um apartamento menor. Para o diretor-geral da construtora, Antônio Gonçalves, os apartamentos têm sido uma ótima escolha para a melhor idade. “Percebemos a procura dos imóveis por idosos, aposentados ou na ativa, que buscam um apartamento menor, sem muitos quartos ou espaços não aproveitados.”
Leia a matéria na íntegra no G1.com